sábado, 9 de julho de 2011

Fibro Edema Gelóide

    

     Vocês com certeza conhecem muito bem essa afecção, porém, com um outro nome usado incorretamente! Isso mesmo, é a terrível CELULITE !
     Para entendermos melhor o que é celulite e por quê nós mulheres somos "privilegiadas" com esses terríveis "furinhos" começarei diferenciando os dois termos:
  • CELULITE : é o termo usado para uma inflamação de qualquer tecido celular associado a uma infecção bacteriana.É indiscutivelmente tratada pelo médico.
  • FIBRO EDEMA GELÓIDE ( FEG) : É uma afecção dos tecidos cutâneo (pele) e adiposo (gordura) ocorrendo alterações estruturais na derme (camada da pele), micro circulação e adipócitos (células de gordura).Podem provocar dor nas áreas afetadas , diminuição das atividades funcionais e até mesmo problemas emocionais.Trata-se de um tecido pouco oxigenado, subnutrido, desorganizado e sem elasticidade, resultante de um mau funcionamento do sistema circulatório e das consecutivas transformações do tecido conjuntivo.
     Existem fatores predisponentes que aumentam a probabilidade da instalação da FEG.São eles: genética, idade, sexo ( principalmente mulheres devido a estrutura celular) e desequilíbrio hormonal.
     E fatores determinantes para sua instalação: estresse, fumo, sedentarismo, perturbação metabólica ( diabetes, por exemplo), maus hábitos alimentares e desequilíbrios glandulares.
     Na literatura encontramos diferentes graus que identificam os estágios da FEG:
  • Grau 1: Ao olharmos a pele, não é visível.É apenas percebida quando realizamos uma compressão da pele entre os dedos ou solicitamos uma contração muscular.Não há alteração de sensibilidade nem de dor.
  • Grau 2: Neste estágio só de olharmos identificamos alteração na pele como " casca de laranja" e já há alteração de sensibilidade, ficando mais evidente quando realizamos a compressão tecidual.
  • Grau 3: Já é observada tanto na posição deitada, sentada ou em pé.A pele é enrugada e flácida.A aparência da pele assemelha-se a um " saco de nozes" com aumento da sensibilidade e dor.
  • Grau 4:Os nódulos gordurosos tornam-se muito volumosos, endurecidos e sensíveis ao toque.Há uma importante retração tecidual provocando depressões.Os membros inferiores tornam-se, quando acometidos, pesados,gelados, inchados e muito doloridos.
                                                                                    
                

                                                            
     De acordo com a minha vivência clínica e com a literatura,a fisioterapia dermato-funcional obtêm excelentes resultados, principalmente nos graus 1 e 2 através da melhora da circulação local, da drenagem da região e da liberação tecidual.
     As localizações preferenciais de instalação da FEG são:
  1.  Porção superior de coxas ( interna e externa)
  2. Porção interna de joelhos
  3. Região glútea
  4. Porção superior dos braços ( anterior e posterior)
     Infelizmente as únicas regiões do corpo que não são atingidas são: palmas das mãos, plantas dos pés e couro cabeludo.
     Após uma avaliação terapêutica o fisioterapeuta escolherá a combinação dos melhores tratamentos de acordo com o grau da FEG e o aspecto da pele, sendo eles: ultrassom, endermoterapia, drenagem linfática manual, eletrolipoforese...
     Porém vale ressaltar que todos os tratamentos  devem ser associados a uma alimentação saudável ( livre de gorduras, frituras e doces) e a exercícios físicos pelo menos 3x por semana.
     Marque uma avaliação e fique mais feliz com o seu corpo !!!


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário