segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cuidados e Orientações no Pós Parto






Responsáveis:
·         Enfermeira Marina F. Félix (Formada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós graduada em enfermagem neonatal pela mesma instituição)
·         Fisioterapeuta Alessandra Zimmaro (Formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, instrutora do método pilates e pós graduada em Fisioterapia Dermato- Funcional pela Universidade Gama Filho)

     Após o nascimento do bebê se inicia uma nova fase: O Puerpério. A mãe se depara responsável por aquela pequena vida tão desejada e toda a realidade da maternidade, que vai desde o alimentar o seu bebê até cuidar de tudo o que envolve a sua vida. É um período belo em que o vínculo mãe-filho se fortalece, mas também é uma fase que exige grandes mudanças de atitudes, adaptações e resistência, emocional e física. Com o intuito de minimizar toda essa tensão e possíveis dificuldades, oferecemos um programa de acompanhamento pós-parto onde auxiliaremos em: cuidados com o bebê, amamentação, drenagem linfática manual na parturiente para tratamento do edema pós parto , cuidados com a cicatriz e prevenção de aderências e fibroses ( em caso de cesárea), recuperação da força muscular abdominal e de todo assoalho pélvico e suporte emocional à puérpera.

     Objetivos:
·         Orientar puérperas a cerca do cuidado com RN, promovendo vínculo mãe-bebê, diminuindo a ansiedade e elevando a sua autoconfiança para a maternidade, assim prevenindo possíveis danos a saúde da criança devido a práticas indevidas.
·         Reabilitar a parturiente através da drenagem do edema pós- parto, do fortalecimento da musculatura abdominal e do assoalho pélvico e da prevenção de aderências e alterações cicatriciais.
Público alvo: Puérperas.      

Conteúdo:
·         Importância do aleitamento materno (indicações, contraindicações,  posicionamento e pega correta, posicionamento correto no berço após a mamada, tempo máximo entre uma mamada e outra, cólicas e como aliviá-las e preveni-las);
·         Importância da vacinação e exames complementares (prevenção de doenças através da imunização, importância de respeitar o calendário vacinal, teste do pezinho, exame do reflexo vermelho e teste da orelhinha, importância da visita ao pediatra);
·         Puericultura (banho, cuidados com a pele do bebê, cuidados com o coto umbilical, prevenção de dermatites de fralda, higienização correta de roupas e objetos do bebê).
·         Drenagem Linfática Manual na parturiente, principalmente em membros inferiores.
·         Liberação tecidual da cicatriz e regiões adjacentes .
·         Utilização do método pilates com a finalidade de fortalecer toda a região pélvica e abdominal e promover uma reeducação postural.

 
      Como posso adquirir as informações ?

     Realizamos consulta a domicílio com preço fixo por visita.Atendemos em toda zona sul (Humaitá, Botafogo,Flamengo,Copacabana, Leme, Ipanema,Leblon,...) e zona Norte ( Tijuca, Andaraí, Grajaú e Méier).

     Para maiores informações:

    


       


Imagens: Anne Guedes

Um comentário:

  1. Xanda, que linda iniciativa!
    Que vocês ajudem muitas mamães de 1a viagem a se adaptarem a essa fase gostosa, mas delicada que é o nascimento do bebê e da própria mãe!
    Bjinho.

    ResponderExcluir