domingo, 21 de abril de 2013

FIBROSES

Com a popularização da cirurgia plástica ,cada vez mais aumenta o interesse em relação a beleza , técnicas cirúrgicas e procedimentos pós operatórios.
Num pós operatório podem surgir alguns " imprevistos" absolutamente normais ,devido ao processo cicatricial,e que deixam as pacientes apreensivas quanto ao sucesso da cirurgia. A FIBROSE é um deles.
 A fibrose é um processo de cicatrização presente em todos os procedimentos cirúrgicos, principalmente nas lipoaspirações. Numa cirurgia de lipoaspiração as cânulas formam as fibroses por onde passam  e na hora do procedimento vão formando nódulos cicatriciais na região .

As fibroses são um excesso de fibras de colágeno condensadas e desorganizadas. Por isso, depois de cicatrizadas, ficam em forma de “bolinhas”, “cordas”, “emaranhados”, dando um aspecto feio à pele, que parece enrugada, com “celulite”, depressões, ondulações, tensões que vão ser visíveis a olho nu depois da primeira semana em alguns pacientes, outros, depois que o edema diminuir, duas a três semanas. Veja a ilustração abaixo:


Foto: http://www.clinicauniplast.com.br

Além disso, com a fibrose , a pele fica aderida, perdendo a mobilidade real do tecido, às vezes o movimento de virar para um lado e outro fica dificultado ou não se completa por inteiro prejudicando o sucesso da cirurgia.
Até há algum tempo o tratamento fisioterapêutico para estes tipos de fibrose eram; ultrassom e drenagem linfática .Atualmente, o que há de mais moderno em recuperação pós cirúrgica e  que funciona muito bem,é o LTF®, que significa Liberação Tecidual Funcional, sendo uma técnica MANUAL, criada por uma fisioterapeuta brasileira, Mariane Altomare. Ele tem a função de reorganizar as fibras de colágeno que estão ali condensadas, emaranhadas e desorganizadas. Com objetivo de prevenir e tratar a pele pós-operada.
Apenas com nossas mãos, e o uso correto da técnica, conseguimos eliminar as fibroses, devolvendo o aspecto natural da pele e sua mobilidade.
Já utilizei a técnica em cicatrizes de cesárias antigas e cirurgias de angiologia (varizes) e o resultado foi surpreendente!
 
Quem pode realizar o tratamento com LTF®?
Só e EXCLUSIVAMENTE fisioterapeutas que fizeram o curso. É um método manual sem a utilização de cremes ou óleos.


 


Quando se começa o tratamento depois da cirurgia?
De 3 a 5 dias depois, pois é o período de proliferação na cicatrização, onde eu já tenho produção de matriz intersticial, proliferação de colágeno, e o tecido vai ficando mais rígido e denso.

Funciona para fibroses mais antigas?
Sim, funciona, mesmo antigas o tecido volta a se organizar.

Pode ser usada em qualquer região lipada? Sim, abdômen, face/mento, mamas, pernas, glúteos, onde tiver fibrose.

Quantas sessões são necessárias? De 8 a 15 sessões, 2x por semana, depende da pele.

Ao decidir fazer sua cirurgia plástica não se esqueça de se organizar e procurar um fisioterapeuta dermato- funcional capacitado para tratar seu pós cirúrgico de maneira correta, valorizando seu investimento na cirurgia.FAZ TODA A DIFERENÇA !!!!!!!!!

xandazimmaro@yahoo.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário